ENTREVISTA: Negra Li apresenta "TUDO DE NOVO"

Ela faz parte da história na Black Music brasileira! Dona de uma voz poderosa, ela chamou a atenção dos brasileiros por ter sido a PRIMEIRA MULHER RAPPER BRASILEIRA a fazer a diferença. Sim, estou falando dela mesmo!

NEGRA LI!


Liliane de Carvalho, paulistana de Vila Brasilandia, iniciou seu interesse pela musica ainda criança sob as influências de grandes ícones, a exemplo de Whitney Houston e Lauryn Hill. Cantou na igreja, desfilou, fez teatro... mas foi praticamente no final da adolescência que conheceu o rapper Helião, considerado seu maior parceiro compositor, onde recebeu um convite especial e enveredou para o RAP com grupo RZO. Essa foi considerada a sua maior escola. Aprendeu a compor, afinou seu discurso político e chegou aos Holofotes.

Começou a ser sondada pela gravadora Universal, quando ainda fazia parte do grupo, mas se sentia despreparada para partir para uma carreira solo. Após a saída do RZO, fez dupla com Helião e sua notoriedade aumentou ainda mais.


Em 2006 terminou por optar pela carreira solo e assinou contrato com o selo Universal Music. Lançou o cd “Negra Livre”

Seu primeiro trabalho solo chamou a atenção do público por trazer algumas faixas com a pegada hip hop e muitas com a pegada pop. Fruto da personalidade ímpar, Negra Li resolveu propositalmente mostrar o seu outro lado, ou melhor todas as suas nuances musicais em “Negra Livre” e conseguiu! Nesse mesmo ano participou do filme Antônia que, no ano seguinte, tornou –se seriado na Rede Globo.

Casou-se com o musico Junior Dread e, no dia 25 de agosto de 2009, deu à luz a sua pequena Sofia.

Atualmente, encontra-se nos retoques finais do seu novo cd “TUDO DE NOVO”, o qual refere como um álbum extremamente musical, composto por faixas que vão do pop ao Jazz, e que explora toda a sua veia musical eclética.

Abaixo, ela nos presenteia com uma entrevista exclusiva, introduzindo um pouco de “TUDO DE NOVO”, que estará em breve nas principais lojas do Brasil.

RSBRASIL: Quais são suas principais influências na Black Music?

Negra Li: "Pra minha vida, minhas maiores influências, dentro da Black Music, são Lauryn Hill e Jorge Ben Jor. Para esse CD nos inspiramos muito em Stevie Wonder, Corinne Bailey, Joss Stone, Michael Jackson e Lisa Stansfield. Também adoro ver tudo o que Beyonce, Rihanna, Jay Z e Snoop Dog fazem. Os mestres James Brown, Ray Charles, Jorge Ben Jor, Tim Maia, Wilson Simonal, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Toni Tornado, Cassiano, Hyldon, Carlos Dafé, Gilberto Gil e Ed Motta merecem destaque. E, claro, não posso deixar de citar as grandes divas: Elis Regina, Leny Andrade, Amy Winehouse, Aretha Franklin, Whitney Houston, Jill Scott, Tina Turner, Erykah Badu, Mary J. Blige, Toni Braxton, Kelly Rowland, Keisha, Donna Summer, Lady Zu, Sandra de Sá, entre outras ..."


RSBRASIL: Na sua opinião qual a importância do Rap para a cultura do nosso país? O quanto a passagem pelo RAP foi relevante para seu crescimento profissional?

Negra Li: "Na minha opinião, o rap é um movimento de resgate. Ele tem o poder de tirar o jovem da violência proveniente da rua e trazer uma ocupação. Gera empregos e não precisa de muita coisa pra acontecer. O Rap foi a minha oportunidade dentro da música e nunca vou esquecer disso."

 RSBRASIL: O que mais te inspira a compor?

 NegraLi: "Coisas simples do dia a dia. Amor, família, preconceito, dificuldades. "

RSBRASIL: Quais foram/ são seus maiores parceiros na composição? Há  algum(a) cantor(a)/compositor nacional ou internacional com o qual você desejaria loucamente compor/gravar uma canção ? Por que?

Negra Li: "Sem dúvida nenhuma meu maior parceiro de composição foi o Helião. Aprendi muito com esse professor viu. Também tenho uma amiga chamada Adriana Pereira, que é uma grande parceira na hora de escrever canções. Ainda desejo fazer alguma coisa com o Jorge Ben Jor e meu sonho é gravar com a Lauryn Hill, porque são duas pessoas que me identifico muito musicalmente e acima de tudo admiro."

RSBRASIL: Você ja compôs alguma canção em homenagem a filha ?

Negra Li: "Escrevi alguns rascunhos, mas não cheguei a gravar. Mas nesse novo CD tem uma música chamada Hoje Só Quero Ser Feliz, escrita pelo Rick Bonadio, que traduz perfeitamente o sentimento de ser mãe. Sempre canto pensando na minha pequena. A música foi feita especialmente pra mim, o que a torna ainda mais especial"


RSBRASIL: Quais dificuldades você enfrenta para se manter no gênero Black Music?

Negra Li: "O Brasil tem muita gente talentosa, mas infelizmente não tem espaço pra todos, então eu me sinto uma pessoa de muita sorte por conseguir, apesar dos altos e baixos que faz parte da carreira, me manter no cenário da música brasileira, especialmente sendo oriunda do gênero Black Music. Mas como todos sabem o preconceito não faz parte da minha carreira, pois estou acostumada a transitar por diferentes estilos musicais. De repente essa mistura é o que agrada. Mas a dificuldade existe no dia a dia, por exemplo, ainda encontramos contratantes que não valorizam suficientemente nosso trabalho, entre outros perrengues que só quem está na estrada sabe o que é."


 RSBRASIL: Até que ponto você possui liberdade para escolher as canções entram nos seus cds?

Negra Li: "Toda, só entram músicas que eu aprovo. Claro que conto com a ajuda de profissionais que costumo ouvir com toda a atenção. Mas se a música não fizer minha cabeça não entra."

RSBRASIL: Existe alguma pressão sob você por ser sido a 1ª REPRESENTANTE da Black Music a ter contrato com uma gravadora internacional ?

Negra Li: "Na verdade é importante esclarecer que eu não fui a 1ª REPRESENTANTE da Black Music, mas sim a primeira mulher do RAP a assinar com uma grande gravadora. Mas falando da pressão, no início, em 2004, senti sim, por se tratar de uma novidade. Mas hoje em dia não mais, acho que a galera já acostumou."

RSBRASIL: Diante da grande evolução e valorização do Rap aqui no Brasil podemos esperar um retorno as origens no novo trabalho?

Negra Li: "Errado. Não tem nenhuma rima nesse CD. Mais do que nunca me sinto livre e confiante para tentar novos horizontes. Primeiro porque o Rap está super bem representado com essa nova geração de MCs. Quando eu comecei eram pouquíssimas as mulheres no Rap. Acho que esse espaço foi aberto e super bem preenchido por Flora Matos, Karol Conká, Lurdez da Luz, entre outras. E depois porque acima de tudo eu sou uma cantora e quero explorar minha veia de intérprete. Nesse CD só tem uma composição minha em parceria com o guitarrista da banda Khristiano Oliveira, que é um reggae chamado "Volta Pra Casa", as outras 10 faixas, que vão do pop ao jazz, são composições de outras pessoas, tais como: Sérgio Britto, Leoni, Edgar Scandurra, Di Ferrero, Rick Bonadio, Leandro Lehart, entre outros. Não gosto de me limitar a nada, gosto de desafios e novidades em minha vida. Enquanto tiver saúde e disposição farei tudo aquilo que eu quiser e Deus me permitir. "

 RSBRASIL: O que podemos esperar do novo cd? Mais Rap, mais Soul, mais R&B...? No que ele difere de “Negra Livre”?

NegraLi:




Abaixo segue o teaser do cd "Tudo de Novo":


Siga Negra Li no Twitter:   @NegraLiOficial

Curtiu? ;c)

CONVERSATION

2 comentários:

  1. Fiquei decepsionado em saber que Negra lee nao tem mais espaço para o rap...quando a conheci ela pregava de boca cheia o rap agora vira as costas !!!! Acho que ela e conhecida justamente pelas musica de raps.pois nao me lembro de nenhum sucesso fora deste contesto mpb,com deus !!!

    ResponderExcluir
  2. Quando o som novo chegar, temos o maior prazer de disponibilizar para Negra Li a Radio Preta -100% Black Nacional - www.radiopreta.com.br
    Estamos abertos, venha conferir o melhor da musica preta brasileira.

    Marcell DJ

    ResponderExcluir

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga