Lixo Extraordinário - Documentário Arte! #DICA


Filmado ao longo de quase 2 anos, Lixo Extraordinário quase nos deu um Oscar! O documentário acompanha a visita do artista plástico Vik Muniz a um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis.  Muniz decidiu então explorar as possibilidades do Jardim Gramacho, bairro do município Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, que abriga o maior aterro sanitário da América Latina. Seu objetivo era fotografar cenas do lixão e reconstruí-las com o material reciclado coletado pelos catadores. Ele só não imaginava que acabaria se envolvendo tanto com a comunidade local. 

Conhecer as pessoas que trabalham no lixão é um dos pontos mais interessantes do documentário. É a partir dali que aquelas pessoas observam o mundo. Quanto mais a realidade dos catadores do Jardim Gramacho é apresentada, mais interessante se torna o documentário que, engajado inicialmente em um retrato social crítico, com o passar do tempo mantém esse tom ao mostrar o poder transformador da arte na vida daquelas pessoas. E se até meados do longa o público era convidado a refletir sobre a questão da marginalização daquelas pessoas, absolutamente excluídas da sociedade, depois de sua metade passa a, inevitavelmente, emocionar-se com a transformação que a cultura traz para aquela comunidade. 
Os catadores não são apenas objetos para belas fotografias artísticas de Vik em meio à sujeira, mas passam também a serem autores das obras ao darem os contornos necessários – sempre com material retirado do lixo – as suas próprias imagens ampliadas no chão e, posteriormente, fotografadas de cima por Vik. Assim, a emoção daquelas pessoas humildes ao verem o resultado de seus esforços e perceberem suas capacidades intelectuais para produzir, e até mesmo interpretar a arte, é facilmente dividida com o público que, em privado, inevitavelmente pensa que é hora de rever certos conceitos sobre a importância da cultura e os efeitos da exclusão social que leva ao desperdício de talentos.





Clique aqui para conferir o documentário completo: Lixo Extraodinário

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga