De La Soul Segue Os Passos do TLC e Financiam Via Kickstarter o Seu Primeiro Álbum em 11 Anos


Chilli & T-Boz do TLC
Depois do incrível sucesso que as veteranas do TLC alcançaram no início desse ano (meta batida em menos de 72 horas e quase 500mil dóalres arrecadados no final da campanha) usando o Kickstarter e enfrentando inúmeras críticas por serem o primeiro grande nome da indústria musical a financiar um álbum com o dinheiro que os fãs trocaram por recompensas exclusivas. Outro grupo de veteranos do Hip-Hop resolveu seguir a mesma tendência de T-Boz e Chilli e lançaram sua própria campanha de arrecadação de fundos para produzir um álbum de retorno. Os veteranos em questão são; Posdnous, Dave, e Maseo, que juntos formam o De La Soul. 

Posdnous, Dave e Maseo do De La Soul


É isso mesmo que você acabou de ler, os mestres dos samples estão de volta ao jogo com uma campanha que já é sucesso no Kickstarter. E prometem um álbum sem batalhas judicias por conta de samplear outros artistas nas bases de suas músicas (fato mais que corriqueiro no universo Hip-Hop).





Chega dessas batalhas! Para o novo álbum precisamos de uma abordagem totalmente nova, algo que o Hip-Hop nunca fez antes. Então aqui está: Pela primeira vez nós vamos samplear nós mesmos."
Em 1989 o De La Soul foi processado pela banda pop dos anos sessenta Turtles, por usarem trecho de "You Showed Me". A situação acabou sendo resolvida fora dos tribunais
Eles tinham que criar um novo tipo de advogado para nos processar" - brincou Masseo no vídeo postado na página do Kickstarter. 
Ainda, segundo a página da campanha, o grupo já gravou 200 horas de novos samples que serão usados como base deste álbum. 

Damon Albarn, 2 Chainz, Little Dragon e David Byrne

Mas nem só de samples vive o De La Soul, no catálogo do grupo temos também parcerias incríveis que vão desde o single "All Good", com participação da Diva Soul Chaka Kan, ao mega hit "Feel Good Inc"  (que rendeu um Grammy) da banda virtual britânica liderada por Damon Albarn, Gorillaz. E do quesito parcerias 'supa dupa cool' os caras não abrirão mão no novo álbum, eles já confirmaram que o disco trará participações de nomes como, o já citado, Damon Albarn (Blur/Gorillaz), 2 Chainz, Little Dragon, e David Byrne (Talking Heads). Só feras né?!?


Uma das recompensas pelas doações no Kickstarter 
O valor do penhor vai de 5 à 10.000 dólares, e as recompensas (objetos penhorados pelos fãs) vão desde um simples e-mail pessoal da banda, até coleção de vinis, placas de certificados de platina dos discos dos caras, um boom-box old school, tênis exclusivo da Nike, jantar com os integrantes da banda, pendrives com o novo álbum em primeira mão, faixas exclusivas, ingressos para shows, participar do processo de produção do cd e muito mais.

Sobre o motivo de escolherem o Kickstarter para financiar um novo álbum o grupo tem uma opinião bem parecida com a do TLC, liberdade+colaboração=sucesso:
"Durante a última década, nós fomos artistas independentes, livres de uma gravadora interferindo em nosso processo criativo. Este será o nosso primeiro álbum de estúdio em 11 anos. Estamos animados e prontos para criar. Foi essencial encontrarmos maneiras de financiar, gravar e lançar música nova. Normalmente, os fãs têm sido os que apoiam e apreciam a nossa visão, portanto, usar o Kickstarter e darmos aos nossos fãs a oportunidade de ser parte do processo já é bom o bastate. Vemos o Kickstarter como uma casa para mentes criativas e uma plataforma maravilhosa; onde as pessoas que acreditam, respeito e enxergam a visão, podem apoiar uma idéia e torná-la uma realidade."

Apesar de ter 11 anos sem lançar um álbum de estúdio, o grupo liberou uma mixtape,  "Smell the D.A.I.S.Y."(2014), que trazia batidas inéditas produzidas pelo falecido J Dilla. E em novembro o grupo largou na rede a politicamente carregada, "The People", que contou com a participação de Chuck D do Public Enemy.



A meta de 110 mil já foi ultrapassada


Recém lançado, o projeto parece que quebrará o recorde do TLC no site, e em poucas horas já ultrapassou o valor da meta, que era de 110 mil dólares. Com 116.187,00 dólares e contando a campanha seguirá por mais 32 dias. Se você também quer colaborar para a produção do novo álbum do De La Soul e descolar mimos raros da banda, basta acessar o site kickstarter.com e escolher o que você quer "comprar". 




Abaixo você pode assistir completo o vídeo de divulgação da campanha 

CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário

Instagram

@rollingsoulbrasil

Siga